sexta-feira, abril 18, 2008

Ai Porto Santo, Porto Santo!...



Será que na paradisíaca ilha de Porto Santo (arquipélago da Madeira) ainda mora, nua, esplendorosa e transparente, a portugalidade?!
Temos que compreender que o venerando chefe de Estado, talvez fruto da sua avançada idade, cometa algumas gaffes; mas não podemos tolerar que haja omissões e atitudes de reserva que mais se assemelham a cobardia do que a prudência....
Ele disse que há um «sentimento inquebrantável entre portugueses e madeirenses». Ora a Madeira é um arquipélado. Será que os portosantenses são madeirenses ou portugueses?
A dúvida, pertinente, face ao conteúdo das afirmações citadas, fica a pairar. Era bom que os portosantenses dissessem de sua justiça de que lado estão...
A minha tolerância é imensa mas o meu patriotismo interroga-se se não poderá haver aproveitamentos separatistas por causa dessa infeliz intervenção do chefe de Estado.
Era bom que ele a corrigisse enquanto é tempo. Era bom que fizesse referência às infelizes afirmações do seu «homólogo» madeirense no que concerne a certa «loucura» inerente aos membros da oposição na ARM. Por que há silêncios que fazem ruídos ensurdecedores, sobretudo nas consciências... Há omissões que fedem a tibieza!
Aqui vai o meu modesto contributo para a necessária clarificação...
AI PORTO SANTO , PORTO SANTO...
O MEU AMOR POR TI É INQUEBRATÁVEL...
Madeirenses, portugueses,
Naturais de Porto Santo,
O desejo inFLAMA às vezes,
O que achais do Luso Canto?!
Portosantenses dizei
Com vigor, com veemência,
Se gostais da lusa-grei
Ou quereis a independência?
Sede honestos e frontais
Falai bem alto, e de pé!
Dizei se a pátria 'inda amais
Ou ... vos inFLAMA outra fé?!
A Pátria não é miragem
No deserto cultural
Há que assumir com coragem
O que é p'ra vós Portugal?!

Nenhum comentário: