sexta-feira, setembro 26, 2008

PENSAMENTOS

General Eanes introduziu a Ética como motivação no «seu» PRD


«O coração tem razões que a razão desconhece
Blaise Pascal

«A Ética dá lições que a Corrupção logo esquece
rouxinol de Bernardim


Quando hoje em dia se fala na necessidade de intervenção, vem à baila a postura interventiva do General Ramalho Eanes quando foi Presidente da República. Houve quem criticasse o excesso de intervencionismo. Contudo, por vezes, o laissez faire laissez passer degenera em laxismo e arbítrio.
O que se passa agora na América não terá sido provocado por ausência de intervenção do Estado? A filosofia de liberdade total ao mercado com os abusos que lhe estão subjacentes não terá sido o leitmotiv da actual situação?
Há todo um conglomerado de causas (remotas e próximas) que estão no cerne da questão. Contudo, o que vimos por cá com o Millenium (que só foi descoberto após denúncia) e com os contornos da operação Furacão, talvez sejam a parte visível do icebergue.
O lavar as mãos como Pilatos, fomenta o laxismo e potencia fenómenos de corrupção larvar. O que se passa agora com o Poder Local já há muito que foi detectado por quem olhava com atenção para a estranha fenomenologia reinante. Um estranho conúbio entre os magistrados e os autarcas deu no que deu. «Capturados» foi o termo usado pelo fiscalista Saldanha Sanches. Será que foi apenas um eufemismo para sucedâneo de «corrompidos»?
É triste constatar que tudo continua a navegar nas mesmas águas. A ética continua arredia pois não ganha eleições. A honra e o respeito às leis perderam-se completamente. Os pilha-galinhas são engavetados com estardalhaço, mas os pilha-galinhas de colarinho branco são protegidos e endeusados!
Por atalhos mil se vai perdendo Abril!

Nenhum comentário: