quarta-feira, março 25, 2009

José Mourinho, doutor Honoris Causa...


Galardoado com o título de doutor Honoris Causa, o treinador de futebol José Mourinho não quer que lhe chamem doutor. É que doutores há tantos, mas «Special One» só há um!
Apraz-me recordar o tempo em que seu pai, Félix Mourinho, treinava o Rio Ave F.C.. Ele, José Mário, treinava apenas. Não podia jogar. O presidente José Oliveira dizia que era «só para treinar», nunca para jogar.
Um dia lesionou-se o defesa central e o pai recorreu aos serviços do filho para preencher a vaga.
O presidente desceu do camarote e exigiu que ele não jogasse!
O certo é que o Rio Ave apanhou nove do Sporting! Talvez com Mourinho a central a coisa fosse mais suavizada, mas o presidente não deixou.
Talvez tenha nascido aí a aura do treinador: «só para treinar!», a sentença do então presidente iria ser de um simbolismo flagrante!
Agora, supermediatizado, adulado por multidões, idolatrado pelo mundo da bola e até aureolado pela universidade, vale a pena meditar em certas facetas do passado, que por vezes são premonitórias!...
Que o futuro lhe reserve ainda mais sucessos, são os votos deste admirador, que não pôde conter o riso quando o dito José Oliveira fez a tal cena patética!...
Bem haja!

Nenhum comentário: