quinta-feira, março 04, 2010

Os três candidatos do PSD

Dentre os três candidatos à liderança do PSD, Pedro Passos Coelho tem subido de cotação de forma segura e firme. Disse algumas verdades sobre a forma de lidar com Jardim (não o sabujismo e a subserviência de outrora...), tem um mandatário que conhece os cantos à casa (o autarca da ANM - Ruas), tem optado por frontalidade e determinação na resolução dos problemas concretos do país, alardeando um profundo conhecimento e uma sensibilidade a que não é alheia a sua formação académica (economista).

Aguiar Branco teve um apoio de peso (Rui Rio), mas não tem manifestado grandes inovações nem posições de ruptura com o status quo ante. Não tem perfil de galvanizador de massas, não cria impactos nem toma posições abertas sobre os temas mais candentes.

Paulo Rangel desceu uns furos ao nomear para cargo de relevo pessoa com elevado défice democrático, ostentando uma miopia cultural acentuada. É uma menos-valia que pode ser significativa.

O que pensam os candidatos sobre Regionalização?
Que medidas pensam tomar para inflectir a marcha da corrupção?
Qual a sua postura para optimizar e colher dividendos da nossa inserção estratégica( no espaço europeu e no «eixo atlântico»)?
Que medidas para estimular a exportação, criar novos postos de trabalho, incrementar o investimento em áreas de grande impacto estratégico?
Política externa, que medidas propugnam para relançar a nossa imagem, as nossas potencialidades?

Enfim, ideias. Há que as aprofundar e mostrar para que os portugueses possam cotejá-las.
Sou independente, mas como cidadão interventivo, também quero saber o que pensam (se é que pensam) os candidatos a um possível cargo de primeiro-ministro.
Todo o país se interroga sobre o que poderá mudasr (para melhor) com a chegada deles a um lugar de grande responsabilidade, onde o sentido de estado, a coragem, a sagacidade se impõem.

4 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
o Ruas
cheira a aparelho do partido,
é uma vantagem de qualquer
candidato, com a excepção, como
é histórico, do PCP, asim sendo
um dos Pedros tem vantagem . . .
,
abraço,
,
*

José Leite disse...

Por vezes o aparelho é quem mais ordena... mas nem sempre, o candidato tem de se afirmar na plenitude e até transbordar do leito partidário, tout court...

Teté disse...

Não tendo qualquer simpatia pelo PSD (nas políticas dos últimos anos), não estou muito vocacionada para palpitar sobre o futuro leader.

Mesmo assim, parece-me que para "limpar" um bocado a imagem do partido, Passos Coelho é o mais bem posicionado, pois não se confunde com os "barões" que têm decidido as linhas programáticas, isto quando não se metem naquelas negociatas ainda pouco esclarecidas... ;)

Rui disse...

Não nutro simpatia pelo Aguiar Branco.
Dos outros 2, o facto do Passos Coelho ter arrancado há muito tempo, dá-lhe vantagem.
.