sábado, setembro 03, 2016

Esmolas da missa...

http://expresso.sapo.pt/politica/2016-09-01-Ferreira-Leite-Qualquer-dia-lanca-se-um-imposto-sobre-as-esmolas-da-missa




A Dra Manuela Ferreira Leite vem sugerir ao governo que tribute também as esmolas da missa...VER AQUI=

A falar de forma irónica, como é óbvio, é útil relembrarmos a intervenção dela como governante, em que se preocupava com o défice, de forma que alguns achavam preocupante. Surgiram comentários ridículos como «Há mais vida para além do défice» e outros semelhantes.

Contudo, agora passados tantos anos, depois da derrocada que aconteceu no tempo de Sócrates, há que lhe tirar o chapéu e reconhecer que tinha carrdas de razão com essa preocupação saudável.
Sócrates, um engenheiro sanitário com estilo fanfarrão, dizia que a dívida é para ser gerida, como se isso bastasse, como se a amplitude dela atendendo ao ritmo de crescimento do PIB não fosse preocupante! Enganou-se redondamente!
Sócrates não tinha formação económica e financeira e levou ao limite o ministro das finanças que foi obrigado a reconhecer publicamente (contra vontade de Sócrates) que era imperioso o recurso ao FMI já que os juros da dívida pública nos mercados financeiros  - médio e longo prazos...-  estavam acima dos sete por cento!

Antes a "obsessão pelo défice" do que o desprezo por ele! 

Agora é que o país paga as favas!

Nenhum comentário: