domingo, maio 20, 2018

Hoje comemoro o nascimento...


Não, não "faço anos"! Apenas Alguém vai permitindo que comemore a data de nascimento.
"Fazer anos" é um termo abusivo. Deus é que faz dias e noites, semanas, meses, anos,  décadas, séculos e milénios. Todos temos um prazo de validade. 
Os seres vivos e até os planetas. Todos os dias nascem estrelas e morrem outras. As galáxias estão em expansão. O universo dilata-se e há metamorfoses constantes. Esta Geringonça Universal tem leis. Algures,  numa galáxia remota,  há controladores de tráfego e reguladores  automáticos de intensidade calórica. Deus  é a designação para essa multiplicidade de Entidades que regulam a natureza e fazem fluir toda a mecânica celeste, os magnetismos e as eletricidades que permitem à Geringonça Universal  funcionar sem grandes problemas. 
Um vulcão aqui, uma tempestade solar acolá, um terramoto mais além, um tufão de quando em vez, enfim, são os sinais exteriores dessa regulação automática. Se poluimos sofremos as consequências. O prazo de validade do planeta está a chegar ao fim. Tudo depende de nós. Todas as causas provocam consequências. Todos somos responsáveis. Ou melhor, deveríamos  ser. Respeitar o verde é um imperativo moral e cívico.. Civilizacional.

Homens e animais devem respeitar a natureza sob pena de ela nos castigar. O dióxido de carbono,  tantos e tantos crimes lesa natureza vão reduzindo a camada de ozono e os efeitos colaterais estão aí, sem que  sejam punidos os prevaricadores. A consciência ecológica deveria ser  instilada nas crianças, logo ao nascer, contudo, nem sempre as próprias escolas fazem o papel que lhes cabe. As famílias também não. Lançamos para a atmosfera gases com efeito de estufa, lançamos fortunas em foguetes que só causam poluição sonora e roubam oxigénio que é fonte de vida, e poderiam libertar da fome milhares de criancinhas que morrem de subnutrição todos os dias. 
Os políticos como Trump,  desprezam diretivas e acordos que são vitais em busca de lucros e mais lucros que são criminosos em termos ecológicos. O ecocídio  vai levar a humanidade ao desespero. As doenças, as alterações climáticas, a desertificação, o aquecimento global, enfim, tantas calamidades que nem sequer ajuizamos bem estão a matar-nos e a destruir o ambiente todos os dias. Há que abrir os olhos enquanto é tempo.

Enfim, hoje celebro a data de nascimento, mas até quando? Só o Supremo Arquitecto da Geringonça Universal e a Sua equipa de imortais o poderá dizer. Até lá, saúde a todos e respeitem a natureza ela é Deus.
.. 

Um comentário:

chica disse...

è melhor mesmo não apenas fazer anos e sim, comemorar cada anos de vida! Que legal! Parabéns e que TEU NOVO ANO seja repleto de alegrias , saúde e tudo mais que desejares! Linda foto, bem alegre! abraços, chica